domingo, junho 18, 2006

The Adventures of Batman & Robin - Final

E aí? Eu não disse que essa parte do detonado ia levar menos tempo que as outras pra ser feita, já que as duas últimas fases são as minhas preferidas?

Então. Menti.

...

Não, usei o termo errado. Mentira pressupõe a afirmação de um fato reconhecidamente inverídico ou a negação de algo sabidamente verdadeiro. Eu não sabia que ia levar quase três meses pra terminar esse texto.

Mas levei, então o negócio é escrever logo o resto dessa bagaça. Vamos tocar adiante esse treco pra começar um jogo novo e poder enrolar você, leitor solitário, com alguma outra coisa, finalmente.

X'eu ver. Onde foi que nós paramos? Preciso dar uma olhada no blog, seja paciente!

SIM! Riddle Me This. Essa fase é ducaralho. Nem vou ficar enrolando muito nesse começo que é pra poder jogar logo. Então finge que eu escrevi uns sete parágrafos de bobagens debaixo desse aqui, você riu de algumas coisas, achou a maior parte um festival de estultices e não entendeu ainda porque diabos insiste em visitar esse blog, ok?

Ok, então.


Riddle Me This...

Vamos ao que interessa:

Enquanto navega na internet procurando porn... ehr... pistas para a solução de um caso novo, Batman recebe um emelho do Charada. Mostrando que é um vilão de muitos talentos, Edward Nigma diz que criou um MMORPG chamado "O Labirinto do Minotauro" e a filha do Comissário Gordon, Barbara Gordon, futuramente conhecida como Batgirl Gordon, está presa no jogordon.

No lugar dela eu apenas desligaria o console ou dava um reset ou entraria no GameFAQS, mas cada um joga do jeito que quiser e eu não tenho nada a ver com isso. No fim das contas o Morcego resolve que vai usar o poderosíssimo computador da Batcaverna - a única máquina do mundo capaz de rodar Doom 3 em 1024x768 high detailed - pra invadir a rede da central de polícia de Gotham City e ensinar aquela guria a jogar direito.

Alfred recomenda a ele que não esqueça de visitar o GameFAQS antes pra pegar uns cheat codes e já entrar no jogo com itens infinitos, mas Batman ignora a recomendação do velhote: cheats são para os fracos!

Antes de partir pra ação, lembre-se de levar os óculos de raio x e os explosivos plásticos para identificar e bohrimiar algumas paredes falsas da fase (paredes falsas ficam translúcidas quando são vistas com o raio x).

O lance não se chama Labirinto do Minotauro à toa. O mapa é extremamente complexo, com recursos inéditos em 3D, gráficos surpreendentes e muitos, muitos, muitos corredores que se entrecruzam, de modo que você corre o risco de se perder e ter que recomeçar a fase várias e várias vezes até finalmente chegar ao confronto final com o Charada.

...

Mentira. Realmente tem uns corredores um pouco confusos e uns lances meio toscos em 3d, mas um mapinha no canto superior direito da tela tira qualquer desafio dessa etapa da fase - se é que ela tem algum. Dê uma olhada na figura abaixo pra saber exatamente pra onde ir. Mas eu recomendo que você passe por todos os corredores possíveis pra acumular pontos e ganhar vidas, já que é difícil passar do chefe dessa fase sem morrer nenhuma vez (é sério isso).


Chegando ao ponto marcado no mapa, o Charada vai te perguntar qual a menor distância entre um ponto no Alasca e um ponto na Flórida. Aí você se lembra daquela frase que diz que uma reta é o menor caminho entre dois pontos e acha que a opção correta é a terceira.

E eu digo "Oooooh, que bonitinho! MAS ESTÁ ERRADO!" Qualquer um que já tenha visto esse episódio de Batman Volume 2 sabe muito bem que a resposta certa é a curva, já que a Terra é redonda.

Perguntinha capciosa da porra.

O Charada não vai ficar muito feliz com o fato de você acertar tão facilmente a questão que ele deve ter levado uns seis meses pra bolar. Pra mostrar quem é que manda nessa baiúca, vai te teleportar pra um lugar diferente no labirinto.

O negócio agora é seguir pelos corredores - de preferência com os óculos de raio-x ligados pra não ser enganado por paredes falsas - até chegar a outra "warp zone". Adoro esse nome: "warp zone". Não sei por que, mas me remete a piadas com peido.

Eu e esse meu humor flatulento...

Bom, você não deve ter dificuldades em encontrar a próxima charada do... ehr... do Charada (se tiver, queira fazer o a gentileza de voltar para sua jaula). É uma porta com três chaves, A, C ou D. Apenas uma delas funciona, as outras duas fazem com que você seja alvejado por enormes lâminas giratórias esvoaçantes.

...

Impressionante como isso soou gay! Deve ser a proximidade da parada GLSBTTROPQXVKLOE de São Paulo. E eu tô tendo uma séria dificuldade em manter o foco no jogo esses dias, não sei se tá dando pra notar. ENFIM! A pergunta tem a ver com teoria musical, coisa da qual eu não manjo nada, então nem dá pra fazer gracinhas a respeito. Só importa que a chave correta é a "C". A "A" tem três lâminas e a "D" tem três.


Entra aí logo e toca adiante, que é pra frente que as malas batem.

O Charada novamente vai demonstrar irritação ao perceber que o Batman, além de ser musculoso e avantajado, ainda é um gênio. Com ciúmes do bofe, a bicha vai teleportá-lo para outro pedaço do labirinto.

A partir daqui você precisa tomar MUITO cuidado ao alcançar warp zones (hehehe), visto que, se não me engano, TODAS elas são precedidas por warps falsas. Então, quando vir a bolinha verde com o símbolo do Charada no chão, coloca aí os teus óculos de raio x pra confirmar se a parede adiante é verdadeira ou falsa.

Seguro morreu de velho, filho.

Você deve passar por mais uns dois corredores - considerando, claro, que não entre em warp zones (=D) erradas - até chegar ao minotauro e a uma nova pergunta do Charada. Essa, sim, é uma charada. A pergunta é mais ou menos essa:

"Tenho bilhões de olhos, mas vivo na escuridão. Tenho milhões de orelhas, mas somente quatro lóbulos. Não tenho nenhum músculo, mas governo dois hemisférios. O que eu sou?"

Não é tããão difícil assim (se você viu esse episódio do desenho do Batman, então, é moleza): a resposta é H.B., de HUMAN BRAIN, i.e., cérebro humano. Quando você acertar a bicha de verde vai apelar de vez. Lembra daquele seu amigo de infância que tinha um videogame melhor que o seu e te chamava pra jogar na casa dele, mas que apelava feio quando perdia? Então. O Charada é mais ou menos assim.

Menino criado com vó, vou te dizer!


Ele manda o minotauro te descer a porrada. O lance aqui é ficar socando o bicho até ele começar a erguer a espada pra você (ai!) ou ameaçar te prensar no canto (noffa!). Nesse momento, use a parede mais próxima pra pular pro outro lado e volte aos socos. Bohrimiar o chifrudo não deve levar muito tempo. Nem muito life. Nem muito esforço.

PORRA DE JOGO FÁCIL DO CARALHO!

Ehr. Hm, então, né. Continuando.

Ao ver que você derrotou o Minotauro ele vem com uma conversa xarope, dizendo que tudo aquilo foi apenas um teste, que o verdadeiro desafio vem agora, nhé nhé nhé, blá blá blá blá, imimimimi. Oras, qualquer um que já jogou RPG - RPG DE VERDADE, tipo Gurps, AD&D, essas nerdices - sabe muito bem que quando o mestre diz isso é porque tá se corroendo por dentro, morrendo de frustração ao ver que os jogadores derrotaram todos os "desafios" colocados em seu caminho sem qualquer dificuldade.

Batman, mostrando toda sua virilidade, apenas diz, com sua voz cavernosa de Kevin Conroy:

- Mermão, isso tudo é enrolação, rapá. Quando eu te pegar, vou enfiar a mão na sua cara, seu porra!

E o Charada te leva pra um enorme tabuleiro de xadrez. Essa é aquela parte da qual você tinha CERTEZA que não conseguiria passar na época do Super Nintendo, porque alguns trechos são realmente difíceis. Se existe alguma dificuldade nesse jogo ela está toda concentrada nessa parte.

A partir daqui você precisa seguir, evitando as lanças dos peões. Depois de um certo ponto a cara feia do Charada vai aparecer sobre você e as casas do tabuleiro sob seus pés vão começar a rachar. Corra por sua vida! E preste bem atenção na mão esquerda do Charada (aquela que fica do lado DIREITO da tela): de vez em quando ele vai disparar um raio e quebrar alguma casa. Se você não tiver um timing perfeito pra pular, cara, só lamento. Vai morrer e voltar pro começo do tabuleiro.


Às vezes ele vai tentar te comer (opa!) com uma Torre. Tudo o que você tem a fazer é ficar abaixado em alguma casa escura, já que a pedra dele só pára nas casas claras.

A bichinha verdolenta vai te encher o saco com isso por um bom tempo até ficar puto ao perceber que você não morre. Aí vai dar um chilique, ao que o Batman vai responder secamente, dizendo "Se tu já estiver pronto, então desce logo aqui pra sair no braço". É praticamente um macho-alfa, esse senhor Wayne. Mas ele é viado, não sei se você sabe.

Ciente de sua incapacidade de quebrar o Batman de porrada num mano-a-mano, o Charada prefere enviar mais duas peças de xadrez contra ele. Ok, essa parte é fácil, embora, pela descrição, não pareça: quando ele erguer um dos Reis, use o outro pra saltar contra aquele que está no ar e dê uma voadora. NÃO DEIXE QUE AS PEÇAS CAIAM EM VOCÊ EM HIPÓTESE ALGUMA! Se isso acontecer é morte IMEDIATA e a pentelhação recomeça.


Fique sempre correndo de um lado pro outro, tomando cuidado pra não ser encurralado e dando voadoras na pedra que estiver no ar. Uma hora uma delas vai explodir e a corrida pelo tabuleiro, com as casas quebradiças e tudo, começará novamente. Mas dessa vez com um agravante: a peça sobressalente vai estar te perseguindo. Espere até ele voltar às tentativas de te esmagar com o Rei. Toda vez que perceber que a pedra vai descer sobre você, corra para trás, para a esquerda. Assim você poderá atacá-la umas três ou quatro vezes antes de precisar correr novamente pelo tabuleiro.

Os outros chefes do jogo eram mais chatos do que difíceis e esse aqui não é exceção. Mas uma hora você vence ou desiste de jogar e resolve ir viver um pouco. O que quer que aconteça, tenha certeza que será para melhor, já que o universo conspira a seu favor, tudo está alinhado para te trazer evolução espiritual, a vida é apenas um estado transitório, a matéria é impermanente e todas essas porcarias pseudo-filosóficas-podscrer-namastê-paz-e-luz.

Última fase, finalmente! Vamos acabar logo com isso!


The Gauntlet

(Eu lembro de um joguinho muito ruim mas muito maneiro pro velho Nintendinho que tinha esse nome...)

Antes que você comece a última fase, eu devo advertir: o encerramento do jogo é uma MERDA! UMA MERDA!

Ainda bem que foi moleza zerar, porque se fosse foda, tipo o Out Of This World, acho que eu teria arrancado minha pleura através do externo e comido.

Sem exagero.

Bom, The Gauntlet é, em termos de roteiro, a fase mais simples do jogo: o Coringa fugiu do Arkhan com um punhado dos inimigos do Batman e estão todos num armazém abandonado no cais esperando pelo herói, pra quebrá-lo de porrada e livrar o mundo de sua presença insuportavelmente altruísta. Mais clichê que isso não dá pra ser. Eu disse que os roteiristas iam se cansando à medida que o jogo passava, não disse?

No entanto, acho que essa é a melhor fase do jogo todo. Sem capanga nenhum, apenas vilões. Quase todos os chefes que você enfrentou durante o game, mais um ou dois que não apareceram.

Vamos baixar o cacete nessa marginália!

O primeiro com quem você se depara, vindo direto da segunda fase, é velho rolha-de-poço Oswald Cobblepot, mais conhecido como Pingüim. Embora os vilões tenham TE CHAMADO pra ir ao lugar, ele diz que é muita coragem da sua parte mostrar sua cara morceguística por lá.

Batman, machão como sempre, faz um trocadilho que deixa a entender que o velho pássaro tá prestes a ser enviado pra uma longa temporada de dor e sofrimento no hospital do Arkhan.

A manha pra matar o gordola ainda é a mesma: afaste-se pra ele poder atacar. Se for uma daquelas estocadas com o guarda-chuva, dê uma voadora e mete a bifa na cara dele até derrubar. Se ele for usar a metralhadora, jogue um daqueles bumerangues com nome idiota em forma de morcego, aí dê a voadora e os socos. Depois de ser derrubado três vezes ele vai sair voando, então lembre-se de tomar distância e se abaixar.

Depois de umas seis ou sete seqüências de porrada ele já era.

O próximo inimigo é o Espantalho. Eu sei, eu sei, foi um porre matar esse pulha na sexta fase. Mas só por causa daquelas inclinações das asas do ultraleve. Dessa vez vai ser mole, sério. Tudo o que você tem a fazer é jogar um bumerangue, chegar dando a voadora e ficar esmurrando o miserável até ele pular pro outro lado.

Aí é só fazer igual às músicas do J. Quest: repetir até enjoar.


Em seguida surge o Cara-de-Barro (aliás, dia desses conheci uma guria que parece com ele, mas isso não vem ao caso). Diante dessa massa disforme capaz de gerar desde aríetes gigantescos a maças cheias de espinhos, qualquer ser humano normal sairia correndo em incontrolável cagaço ou se jogaria no chão implorando clemência.

Mas o O BATMAN, machão como só podem ser aqueles que ousam usar cuecas por cima das calças, apenas pergunta desdenhosamente:

- Você realmente acha que pode me derrotar, Cara-de-Barro?

O morcego pode ter tirado o pinto fora antes de sair da batcaverna, mas uma coisa precisamos admitir: ele tem colhões.

Apesar do tamanho do adversário, essa tá longe de ser a luta mais difícil do jogo. Tudo o que você tem a fazer é abaixar quando ele arremessar aquele enorme cubo de... ehr... disso aí que ele é feito, rolar pra perto e ficar dando chutes na canela. Aí afaste-se, mas não muito. Só o suficiente pra ele se sentir em segurança. Dessa maneira ele não vai virar uma enorme bola de barro e sair rolando, tentando te esmagar. Mas se acontecer é só pular no momento certo. Às vezes, em vez do cubo de massa, ele vai disparar umas gotas do mesmo material. Primeiro duas pra cima e pra frente, depois duas pra frente e pra baixo. Abaixe-se pra não ser atingido pelas primeiras, salte as outras duas.


Quando ele morrer, entre no buraco dele, seu necrófilo (prometo tentar evitar essas piadas mórbidas no próximo detonado).

Agora suba até o topo desse esqueleto de construção quicando nas paredes, depois balance-se pela viga até chegar ao local onde a Mina-Gato estará te esperando. Batmano chega botando moral.

- Carai, mina, tu de novo? Já num te disse pra ficar fora das minhas quebrada?
- Aí, mano, só tô passano, ó! Nem fiz nada!
- Passano? Passano porra nenhuma! Se prepara que agora a casa vai caí!
- Já é!

A manha pra detonar a Mina-Gato ainda é a mesma: bumerangue em forma de morcego com nome idiota, voadora, se afasta e aí repete ad nauseam, tipo o refrão de Anna Júlia.

Moleza.

Em seguida você precisa subir mais um pouco até chegar a um lugar onde é possível ver o céu noturno VERMELHO de Gotham (como diabos o céu fica vermelho à noite é um treco que eu não sei explicar). Vai surgir uma massa esquisita de pixels que só será possível discernir exatamente do que se trata após algum tempo: é o Homem-Morcego, um dos mais letais inimigos do Homem-Morcego.

Ele investe contra você de duas maneiras:

1. Em profundidade. Vem lá de trás e te acerta. Você pode apenas pular e evitar o ataque ou pode descobrir como acertá-lo logo antes que ele te acerte. Mas a segunda opção é só pra quem tem a manha, crianças.

2. Lateralmente. Surge de um dos lados da tela, vindo em sua direção. Procure permanecer no centro, pra ter tempo de dar um murro e se abaixar após esse ataque.

A vantagem é que ele morre bem mais rápido que os outros inimigos.
A desvantagem é que... hm... bom, não tem desvantagem.

Por fim surge o astro da festa! O palhaço, o coringa, o joker, o palhaço! Com seus charutos havanos e seus "licos" de amolecer pinto!

Permaneça no centro da tela enquanto ele estiver voando pra lá e pra cá com o jetpack. Não é difícil acertá-lo, é questão de encontrar o momento certo pra pressionar o botão de soco. Quando o apetrecho explodir e ele for ao chão, use os bumerangues para imobilizá-lo, seguido por voadoras.


Repete até dar no saco, tipo as notícias sobre a morte do Bussunda.

Quando ele morrer é só correr pro abraço (por trás) do Alfred e do Robin.


E eu já disse que o encerramento é uma merda? A única coisa bacana é essa imagem aí em cima.

Por fim, aqui está o meu placar:


Nada mal pra quem jogou às pressas.
Faça melhor, noob (como se fosse difícil...).

E pra arrematar, aqui estão os passwords de todas as fases:



Lvl 2 - No Green Peace


Lvl 3 - Fowl Play


Lvl 4 - Tale Of The Cat


Lvl 5 - Trouble In Transit


Lvl 6 - Perchance To Scream


Lvl 7 - Riddle Me This...


Lvl 8 - The Gauntlet

Até o próximo jogo (ainda tô decidindo, ainda tô decidindo...).

Marcadores: , ,