sexta-feira, março 07, 2008

Mega Man X2 - Overdrive Ostrich

Ok, eu sei, eu sei: o Overdrive Ostrich era o último maverick que íamos encarar antes de partir pras fases finais do jogo. Eu tinha que saber, já que quem estabeleceu a rotina de assassinatos aqui fui eu. O que estou fazendo agora é apenas porque não tenho saco de ficar esperando até a última fase pra finalmente poder pegar os upgrades. Sinceramente, o Avestruz deveria ser o primeiro a ser encarado, mas é um pé no saco derrotar esse bicho só na base do X-Buster, sem sub-tanks ou heart tanks pra melhorar as chances, então prefiro entrar primeiro na fase do pepinão, onde pego um Heart Tank E um Sub-Tank, depois na do Wally Gator, onde, abusando um pouco das regras do jogo, consigo mais um Heart Tank. Esses três itens são uma mão na roda na hora de passar fogo no galinhão.

Ninguém precisa me seguir nesse "atalho". Você pode jogar de acordo com o roteiro acordado na primeira fase e sua vida será muito mais fácil, mas vários trechos lhe serão inacessíveis até derrotar o struthio e adquirir a divertida habilidade de dar dash em pleno ar.

Enfim. Se você prefere o conforto de encarar cada maverick tendo sua fraqueza em punho, se acha que não é capaz de se esfalfar, de suar frio enquanto pressiona dashs e tiros alucinadamente, se não é capaz de calcular cuidadosamente seus movimentos para fugir de ataques dos quais é muito difícil escapar, se não tem colhões, se sofreu de carência protéica na primeira infância, se foi molestado pelo padre da paróquia mais próxima, se é um menino criado com vó incapaz de um ato ousado, impensado, imprevisto, arriscado e potencialmente fatal, ignore minha rota e vá pelo caminho mais longo, porém mais seguro, sua bicha. Mas se você não se incomoda em sujar as mãos e passar um pouco de raiva, faça o que eu faço, lembrando-se da palavra de ordem estabelecida neste blog:

Minha mãe não pariu nenhum viadinho, porra!


Overdrive Ostrich


ANTES de entrar na fase, verifique se há algum X-Hunter nela. Se houver, NÃO ENTRE. Entre em alguma fase que você já tenha fechado e torne a sair. Faça isso até que não haja nenhum deles por aí. Não é uma boa enfrentá-los agora, e se você bater o chefão sem lutar contra o Hunter ele desaparece e vão embora, com ele, suas chances de recuperar as peças do Zero. Postergaremos essas batalhas por enquanto. Agora vamos logo com isso, porque essa fase promete ser rápida. Isso, claro, se você tiver competência suficiente com os controles. Do contrário sua permanência aqui pode ser um pouco mais longa do que o imaginado. Quando chegar a hora, saberemos qual é seu caso.

Logo de cara você vai esbarrar com uma mureta no seu caminho. Isso é o jogo tentando te dizer "Temos uma novidade nesta fase". Atire contra a mureta e ela vai cair um pouco, formando um ângulo com o chão, fazendo uma rampa. Lembre-se disso, essas rampas serão muito úteis mais adiante. Acabe com o Crash Roader logo à frente, depois com um Aclanda, um maverick em forma de escorpião, e chegue até a escada, mas não desça.


Note uma seção diferente na parede à frente, feita de umas pedras um tanto mais escuras do que o resto. Notou? É o caminho para enfrentar o X-Hunter, caso um deles esteja nessa fase. Não te recomendo fazer isso agora, já que você não tem nenhuma das armas recomendadas para encara-los. Eu entendo que você esteja ansioso pra recuperar os pedaços do Zero (porra nenhuma, tu tá a fim é de dar uma sova nesses cornos que nomeiam o grupinho deles como CAÇADORES DE VOCÊ, altruísmo de cu é rôla!), mas é melhor esperar até chegar o momento adequado. Se sua ansiedade, entretanto, for mais forte do que você, então vai lá lutar com o cara.

Não vou colocar a estratégia para derrota-los até que eu considere que chegou o momento, então vá por sua conta e risco. Você, pra mim, é problema teu.

Agora desça quatro lances de escada, tomando cuidado com os Crash Roaders entre eles. Ao fim do último, coloque um par de Ray-Ban Aviator, uma jaqueta de couro, bote Born To Be Wild pra tocar e monte na moto "inspirada" em Star Wars. Let's ride.

É agora que sua coordenação motora será posta à prova (é agora, também, que você vai descobrir se tem ou não um princípio de tendinite). Os comandos da moto são iguais aos do X, com a diferença que ela não carrega o tiro. Suba a rampa matando os Crash Roader e atire loucamente contra a parede à frente, o que vai fazer com que ela desça e se torne uma ponte conveniente entre o lugar em que você está e um longo deserto, subitamente tomado por uma tempestade de areia. Mate o Road Rider à sua frente, porque ele deixa minas pelo caminho que podem reduzir significativamente a vida útil da sua motoca, depois mais um, seguido por um Crash Roader. O terceiro Road Rider vai surgir quando você estiver em uma ponte metálica. Logo depois dela há uma dessas paredes já caídas, formando uma rampa de inclinação leve, seguida de um enorme aparato que está causando essa tempestade de areia. Você pode dar um dash sobre a rampa e voar sobre a trapizonga, mas eu acho mais recomendável enfiar sua moto nela com toda a vontade. Não tenha medo, pode bater de frente na parada.

Isso vai ensinar o pessoal da produção do jogo a esconder melhor os apetrechos dos efeitos especiais


Volte alguns metros e sobre a já referida ponte você vai encontrar uma outra moto, novinha em folha, esperando por você. Pegue-a.

Continue seu caminho, passando pela cratera onde estava a máquina de tempestade. Um Road Rider vai cair sabe-se lá de onde bem atrás de você. Ignore a tentação de virar para o outro lado e bohrimia-lo. O mais importante agora é prestar atenção no percurso: após a cratera, virão uma rampa, uma ponte e uma parede que você vai ter que transformar em outra rampa, com alguns Crash Roader no caminho. Você PRECISA derrubar essa parede e transformá-la numa rampa e PRECISA usar o dash no momento certo para poder pular dela, caindo com a moto em segurança do outro lado do abismo. Talvez você bata a moto contra o paredão, em vez de chegar com ela até o chão. Se for o caso, um dash e um pulo para a esquerda te colocam de volta do outro lado, onde você precisa, novamente, ir atrás de uma moto. Quando conseguir atravessar o enorme vão COM a moto, derrube a parede que vem logo após seu pouso e entre mais uma vez na base do Avestruz.

- Ei, tem uma vida logo na entrada da base!

Tem.

- É possível pegá-la?

É.

- Você recomenda?

Não. É preciso largar sua moto pra isso, e não vale a pena voltar lá atrás pra buscar outra só porque você não consegue ver uma vida passando sem parar tudo para pegá-la. Já estamos na reta final, tenha dó. Ignore-a. Se conseguir continuar com seu veículo, você há de conseguir melhor recompensa. Então entre na base, já atirando e gritando "- BRADDOCK!!!!" (ou, em bom português, "BRADÓQUI!!!!"). Assim que seus tiros atingirem um Crash Roader - que você provavelmente nem vai chegar a reconhecer como tal, então é melhor eu dizer "assim que você vir os cacos de um maverick voando" -, dê um dash e a inércia vai te fazer saltar de uma plataforma para a outra. Então dê mais um dash e você vai cair sobre uma outra plataforma, cheia de espinhos.


Agora é a hora em que você FREIA! Esse chão de espinhos termina em uma parede de espinhos, então vá bem devagar, virando a moto de um lado para o outro para não perder o controle, até conseguir o Heart Tank. Então vire de uma vez seu veículo para a esquerda e saia logo desse vespeiro.

Agora, se você quiser, só por orgulho, ir com a moto ATÉ O FINAL, continue virando a moto de um lado pro outro, mantendo uma baixa velocidade enquanto cai da plataforma. Use-a para aniquilar os dois Aclandas e, antes de cair no vão à frente, vire-a novamente para a esquerda, tornando a virá-la para a direita ao tocar o chão. À frente você vai matar mais um Aclanda e se arrebentar contra a parede que conduz à sala do chefe, MAS NÃO ENTRE AINDA. Volte. Escale o paredão à esquerda e salte para a parede da direita. Notou os tijolos diferentes? Arrebente-os com o Spinning Wheel.

Entre na câmara e pegue o seu tão suado (coisa nenhuma, foi mais fácil que sopa de minhoca pegar essa parada) Air Dash.


Agora vamos ali provar um pouco de carne de avestruz. Dizem que tem um sabor peculiar. Passe pela porta automática e escale o foguete, parando no ponto em que ele afina, formando um lugar onde é possível ficar de pé. Segue uma cena automática, com o míssil sendo disparado e o X, como um Capitão América Cyberpunk (RIP), destruindo-o em pleno ar. Overdrive Ostrich surge nessa hora, provavelmente esperando te encontrar aos pedaços, mas, oras, se o personagem principal do jogo morresse tão fácil ele não seria o personagem principal. Seria só um zé-ruela secundário, tipo o Zero.


O cenário da luta com o Struthio é cheio de altos e baixos. E não, isso não é uma figura de linguagem. É cheio de subidas e descidas mesmo. Fique em algum ponto baixo, portanto. O lugar onde você COMEÇA a luta é ideal. Quando o chefe disparar na sua direção, use uma elevação do terreno pra saltar sobre ele. Se ele for PULANDO na sua direção, permaneça em terreno baixo e passe por baixo dele. Atire sempre que der. Quando ele saltar e soltar vários tiros em forma de arco que caem do céu na sua direção, você precisa se posicionar de maneira que seu corpo fique entre duas rajadas, não sendo atingido por nenhuma. Se você o fizer sumir da tela, ele virá correndo pelo fundo e vai saltar, tentando cair sobre você. Ficar com o dedo pronto pra dar um dash e sair do ponto de queda é crucial, porque esses danos por contato dele machucam um bocado. O ataque mais furreca dele é um tiro único que solta da boca na sua direção, coisa fácil de desviar. O resto pode te dar algum trabalho, então boa sorte.

Não é fácil, mas é possível. Se você não consegue vencer essa luta, vá jogar alguma coisa do Kirby, menininha.

Agora, com o air dash e o sonic slicer, dá pra adiantar sensivelmente nosso lado. No próximo trecho, usaremos o dash aéreo para pegar o upgrade do X-Buster, daremos cabo do Bubble Crab e, com alguma sorte, também recuperaremos uma das peças do Zero, após sovar um X-Hunter.

Ou seja, vai demorar pra caralho pra sair um novo pedaço.

UPGRADES: 1/5
HEART TANKS: 2/8
SUB TANKS: 1/4

Próxima fase.

Marcadores: , ,