sábado, março 08, 2008

Mega Man X2 - Bubble Crab

Salve, simpatias!

Surpreende mais a mim do que a vocês, quatro leitores desta bodega, o fato de eu estar publicando uma TERCEIRA parte do mesmo jogo, na mesma semana. Acreditem, há algo de errado comigo. Mas, embora eu acredite que isso não vá durar, é bom manter esse ritmo. Já adianta bastante o trabalho. Ainda não estou batendo meu recorde estabelecido com o Mega Man X, quando consegui publicar dois trechos no mesmo DIA. Mas publicar três na mesma semana é quase tão bacanudo quanto.

Vamos logo com isso que eu gosto muito da música da fase do Bubble Crab. Aliás, acho que é uma das únicas do Mega Man X2 que se sobressai. Engraçado que no Mega Man X é fácil citar várias músicas que grudam no córtex como uma solitária nos intestinos. Com Mega Man X2 o efeito não se mantém. É uma pena.

Mas por maior que seja a pressa, antes vamos dar um pulo ali na fase do Wheel Gator pra buscar o upgrade do X-Buster. Então entre lá e, como da primeira vez, acabe com o Mechabird Launcher, entre no veículo, mate os Rhinotanks até chegar à escada, desça, mate mais um Rhinotank, suba pela parede da direita, pule e use um dash aéreo pra alcançar a parede que te leva à câmara com o upgrade. Moleza.


Agora você pode carregar qualquer tiro e disparar o X-Buster carregado duas vezes.

Então aperte Start, clique em Exit e saia daí. Você já deve ter notado os três X-Hunters espalhados pelo mapa, certo? E já deve ter notado que eles mudam de lugar cada vez que você sai de uma fase. Assim como os Mavericks, cada um deles têm uma fraqueza, e no momento você já tem em seu poder a arma que faz com que o Serges se borre de medo: Sonic Slicer.

Talvez você não saiba ainda qual é o Serges, qual é o Violen e qual é o Agile. Pensando em você, caro leitor ignorante, eu preparei esta imagem. O que eu quero que você faça agora é que saia e entre de alguma fase da qual já tenha passado, até que o Serges resolva fazer uma visita ao Bubble Crab. Quando isso acontecer, entre lá. Vamos comer uma casquinha de siri.

- Crab é caranguejo. Dã!

Nunca ouviu falar de licença poética, não?


Bubble Crab

Adoro essa paisagem ao fundo no começo da fase.

E odeio os Batbots. Mas eles estão aí, então merecem ser bohrimiados como todos os outros mavericks do jogo. Sou contra qualquer tipo de preconceitos: devemos odiar a todos, indiscriminadamente.


Acabe com todos os Batbots, pois. Chegando em um buraco, salte para o outro lado, onde há uma vida esperando por você. Cuidado com o Batbot que vai sair do teto para a sua direção assim que você estiver em pleno ar (e provavelmente vai tentar te atingir quando você estiver pendurado na parede). Use a Spinning Wheel pra acabar com os pedregulhos no chão, pegue a vida e volte, caindo no vão que você acabou de saltar. Mas caia suavemente, ó, borboleta (é, eu já fiz essa piada antes), escorregando pela parede à direita. Se você tiver tomado dano, uma rayovac pequena estará esperando por você.

Cuidado com os Fisherns na água. Eles não são muito bons de mira, mas às vezes conseguem ir na sua direção com alguma competência. Felizmente são fáceis de matar: uma bola de plasma e viram história. Siga para a direita, acabando com mais alguns no caminho, e pare antes do buraco.

Se o Serges estiver mesmo aí nessa fase e/ou se você realmente quiser encarar o X-Hunter esperando por você, precisa cair à ESQUERDA, por razões que explicarei daqui a pouco. Então vá deslizando pela parede. Chegando a uma plataforma, dê um dash para a esquerda e volte a descer pela parede, enquanto segura o direcional sempre nessa direção. Não permita que o X pare sobre a plataforma logo abaixo, ele tem que cair diante da porta que se abrirá, deixando sair o mini-boss da fase, um maverick em forma de peixe também conhecido como Sea Canthller.

Agora explico a razão de ter te feito descer bem na cara do bicho. Você PRECISA matá-lo antes que ele se recolha. Se ele chegar ao fim do trajeto dele, não vai ser possível enfrentar o X-Hunter. E é muito mais difícil dar cabo dele na câmara inferior, daí a razão pela qual você não pode perder tempo, tem que cair diante dele e começar a disparar assim que for possível.

Claro, se você não quer encarar o X-Hunter, então pode deixar o bicho ir embora, que ele não vai te dar o menor trabalho.

Ele não é exatamente o que se pode chamar de "ameaçador". Com exceção de um laser que solta por essa bola vermelha na barriga, CASO o facho de luz consiga te "flagrar" nas imediações, os outros ataques são bem fáceis de evitar e consistem em alguns mísseis, que solta pelas costas e que te perseguem, mas que podem ser detonados na base da bala, e umas minas que deixa cair, como defesa caso você invente que quer ficar sob ele.


Você precisa usar o terreno a seu favor. Se arrebentar a cauda dele logo de cara, o bicho vai seguir uma trajetória que vai acabar completamente com seus planos de destruí-lo antes de passar pela segunda comporta. Então pule e dispare sem parar contra as peças inferiores, deixando-o seguir na direção da elevação à direita. Fique logo atrás dele e arrebente a cauda assim que se encontrar numa altura em que não precise mais pular para atingi-la. Depois permaneça no topo da elevação, usando sua posição para acertar as partes nas costas dele (a nadadeira dorsal e o lança-mísseis). O momento ideal para acabar com as peças inferiores é quando o bicho parar para esperar a abertura da segunda comporta.

Quando ele explodir, salte para o paredão oposto ao lugar onde você está - não caia pela comporta que ele abriu - e escale. Pegue a Duracell grande esperando dentro da câmara, se precisar. Então saia, escorregando pela parede. Uma vez aí, ainda no topo, próximo à entrada, dê um dash e um pulo para a esquerda. Se isso não te fez grudar em uma plataforma flutuante, ao menos te deu um vislumbre de onde ela se encontra.


Continue saltando para ela até alcançá-la. Quando alcançar, suba, escale a parede à direita e pegue o Heart Tank da fase. Mais um pra sua coleção. Faça a dancinha da vitória (essa funciona melhor se você for gordinho, essa funciona melhor se você for viado; se for as duas coisas, sinta-se livre para fazer um mix).

Agora deixe de ser ridículo e volte ao jogo.

Caia daí, aproxime-se do vão onde estava a comporta, volte para a parede além do buraco e deslize. Quando chegar ao fim, caia em linha reta para alcançar o chão em segurança, entre uma horda de Jelly Seekers. Abra caminho por eles - bolotas de plasma abrem muitas portas, e quem disser que não não sabe o que é ser coagido -, salte um pequeno vão, suba uma rampa suave, depois um degrau, pule para o próximo pedaço de terra, mate um Jelly Seeker e pule para o trecho seguinte de terra firme. Você vai notar algo diferente no chão onde está agora: há uma subcâmara aí. Eu não recomendo ir até lá, pois aquele Jelly Seeker vai voltar e pode te dar algum trabalho para voltar para cima. Tudo o que há lá é uma carga para tiro e uma célula de energia pequena. Ignore.


Suba a parede de pedra, mate o Jelly Seeker e lembre-se desse lugar. É a partir daí que você vai pegar o subtank dessa fase. Mas não agora. Agora você tem que ir em frente, matar mais uma dessas águas-vivas eletrificadas e pular para um outro pedaço de terra. Acabe com OUTRA dessas águas-vivas, pule para a plataforma flutuante à frente (você não consegue vê-la, mas confie em mim e pule, ela está lá) e salte para terra firme mais uma vez. Ah, sim, matando OUTRA Jelly Seeker.

Pule para outra plataforma flutuante, repare que ao fundo de onde você está encontra-se a base do Sealab 2021, e quando a plataforma estiver no topo de sua trajetória, salte para a direita e alcance a parede, subindo por ela em seguida.

Para encontrar o X-Hunter, você precisa ignorar a portinhola na sua frente, dar um dash e um pulo para a esquerda, subir pela parede, alcançar o nível superior, escalar mais uma parede, destruir o reploid, escalar outra parede e então finalmente vai chegar à sala onde ele espera por você (vá ao post com a estratégia para derrotar o Serges, o Agile ou o Violen).

Passe pela portinhola e chegue a um corredor fechado. O nível da água vai baixar e você retomará o controle do jogo. Passe pela segunda porta, mate o Tryturret, acabe com um Scriver, escale a parede e destrua o Scriver e o Tryturret no nível acima. Suba pela parede e salte para o lado direito assim que for possível. Acabe com mais um Triturret, escale a parede para matar o Scriver antes que ele pule em você e tome a plataforma em que ele estava. Transforme o outro Triturret em sucata e repita a estratégia contra o próximo Scriver. Alcance a plataforma com uma duracell alcalina, bohrimie, com um suspiro de alívio, o último Triturret, então suba a parede à direita e entre, por fim, na sala do chefe.


O Bubble Crab não é exatamente esperto. A estratégia mais eficiente dele é justamente aquela na qual ele aposta pouco: encher a sala de caranguejinhos metálicos, que ricocheteiam pelas paredes como bolas de pong. Caso ele faça isso, tudo o que você tem a fazer é carregar o Spinning Wheel. Ele solta oito tiros que vão em todas as direções e devem dar cabo dos pequenos canalhas.

A outra possibilidade remota é que ele solte alguns caranguejos dentro de bolha, que vão ficar boiando na linha da água. Contra eles eu uso o X-Buster, normal, ou o tiro carregado do Spinning Wheel. A vantagem do segundo é que atinge também o Bubble Crab, desmotivando o sujeito a repetir essa brincadeirinha cretina. No geral, ele vai apenas se proteger atrás de uma bolha - completamente inútil contra a arma do nosso camarada Wally Gator - enquanto tenta te ferir por contato. Ficar no topo das paredes é má idéia: ele desenvolve uns chifres (é isso que dá ficar tentando dominar o mundo em vez de abrir o olho com a sua mulher) e salta, atingindo você em qualquer lugar, por mais alto que seja.

Calcule onde ele vai cair, deixe uma spinning wheel estrategicamente colocada ali para dar as boas-vindas e rapidamente ele será uma pilha de sucata, deixando pra você uma arma que pode ser projetada no mundo real por qualquer criança: Bubble Splash.

Eu sei que o visual não impressiona muito, mas ela é a responsável por encher de terror ao coração do Flame Stag, o que já a torna bastante respeitável. No próximo pedaço vamos pegar outro Subtank e levar para a base dos Mavericks, como troféu, uma cabeça de bode flamejante. E talvez até outro pedaço do Zero, junto com a carcaça de um X-Hunter.

UPGRADES: 2/5
HEART TANKS: 3/8
SUB TANKS: 1/4

Próxima fase.

Marcadores: , ,