domingo, setembro 03, 2006

Próximo detonado - Prelúdio




Em 1993, a Capcom - provavelmente a maior empresa de jogos de videogame na época, responsável por games de sucesso estrondoso, como Street Fighter 2 - produziu MegaMan X (RockMan X, na versão japonesa), o primeiro de três jogos considerados, até hoje, os melhores da série (que continua em produção, rendendo games para plataformas bem mais avançadas, como PS2 e Gamecube).

Me arrisco a dizer que todos os apreciadores dos jogos tipo plataforma que já tiveram contato com MegaMan X gostaram. Salvo alguns (poucos) pontos fracos, é um daqueles games que acerta em todos os aspectos.

A jogabilidade é suave e responde perfeitamente aos comandos. Nada de pulos inesperadamente mais curtos ou longos do que o habitual, nada de toques no direcional que causam movimentos mais intensos do que o que se pretendia. Mesmo assim, uma das poucas falhas do jogo reside exatamente nesse ponto: em determinadas situações é necessário utilizar três ou quatro comandos simultâneos, como dar um dash, saltar um buraco e subir pela parede para alcançar segurança, tudo isso enquanto mantém pressionado o botão de tiro para carregar o blast shot, caso algum inimigo apareça.

Haja coordenação motora!

Mas MegaMan X é um jogo assumidamente difícil. Finalizá-lo com todos os itens está longe de ser uma tarefa simples, visto que os que não estão em locais muito bem escondidos ficam em pontos descaradamente complicados de se alcançar. É um game desafiador para aqueles cuja paciência beira a obstinação. Ainda assim extremamente divertido.

Os gráficos são muito bem-feitos e, com exceção de uma parte específica, na qual o excesso de objetos em movimento causa uma pequena lentidão, tudo flui muito bem. A Capcom não tentou dar um passo maior do que as pernas criando pseudo-3d Sprites que pareceriam ridículas dali a alguns anos (como aconteceu em Out Of This World), ao mesmo tempo em que não se privou de ousar um pouco nas cores do ambiente e do céu, nas fases que ocorrem em ambientes abertos. Ousadia essa que deu muito certo, conferindo ao jogo ambientações simples e bonitas.

Já a trilha sonora... bom, essa é uma maravilha à parte. O ritmo acelerado das músicas casa perfeitamente com o estilo pós-apocalíptico-guerra-robótica da história. Nota 10 com louvor. Aliás, recomendação a todos os fãs do jogo: entrem na página de remixes de MegaMan X do Overclocked Remix e baixem, se não todas as músicas, pelo menos Airbased e Brainsick Metal.

Enfim. MegaMan X é um daqueles games inesquecíveis e difíceis de enjoar. Quem nunca jogou devia fazê-lo enquanto acompanha o detonado. Quem já jogou, mate a saudade.

Primeira fase

Marcadores: