quarta-feira, março 12, 2008

Mega Man X2 - Flame Stag

Hello.
I am Lindsay Lohan.

Outro dia dei pela falta de mulheres neste blog (tanto no staff quanto nos comentários). Quando comecei e ainda escrevia aqui sozinho, a Carol eventualmente aparecia nos comentários, falando sobre Mega Man X e coisa e tal. Mas ela acabou desaparecendo sem deixar vestígios. O grande mal de escrever sobre videogames é o fato do público-alvo ser essencialmente masculino. Será que mulher nenhuma joga Mega Man, além da Carol? Por acaso vou ter que começar a falar de jogos de menininha por aqui, como Kirby e Pokémon?

Me recuso. Colocarei o estagiário pra tratar disso. Mulheres, poupem o garoto desse tipo de constrangimento: manifestem-se! Somos nerds, logo, inofensivos.

Ah, e sim, temos um novo membro no grupo, que vai escrever detonados também. A respeito do quê, ainda não se sabe. Ele não decidiu. Mas não se preocupem, rapazes, eu mesmo coloquei esse documento aí. Esse documento não prova nada, prova só que o Coringa é um filho da puta! vocês serão informados no momento certo.

E pra não deixar todo mundo esperando entediado (claro, porque vocês não fazem nada na internet além de acompanhar esta página, que eu sei), é bom colocar aqui, só a título de entretenimento, um novo trecho de Mega Man X2.

De nada, filhotes.

Pois vejamos. O próximo na nossa lista de assassínios é o Flame Stag. Mas antes de ir até lá ensinar a ele qual é a situação dos herbívoros na cadeia alimentar - e isso inclui vocês, vegetarianos! -, vamos pegar outro SubTank. Não que vá ser necessário pra enfrentar o viadinho flamejante, porque tendo a Bubble Gum Splash ele se torna ridiculamente fácil de derrotar, mas será imprescindível daqui a algumas fases e, oras, quanto antes melhor.

Ah, por que é que eu tô me explicando? Se você precisa de um detonado, provavelmente sabe menos do jogo do que eu. Eu tô dizendo "Vamos lá pegar o SubTank", então VAMOS LÁ PEGAR O SUBTANK.

Oras.

Entre na fase do Bubble Crab. Pegue aquela vida de lambuja logo no começo e depois siga ignorando tudo, inclusive o Sea Canthller. A menos que você faça questão de matá-lo, claro. Mas faça sabendo que não é preciso. Passe pela comporta que ele abre e siga para a esquerda até chegar a um lugar onde o chão é de pedra e há, sob você, uma câmara contendo uma célula grande de energia (que você só pode acessar entrando por uma passagem oculta à esquerda). Carregue o Bubble Splash e solte. Essas bolhas que ele forma ao seu redor te permitem pular mais alto dentro d'água e dar um segundo pulo, caso você atinja a superfície, além de te proteger de mavericks que atacam por contato.


Então pule, pule de novo chegando à linha da água e você vai alcançar a plataforma com o Sub Tank. Pegue-o e vá embora da fase. Não há mais nada a fazer aí.

Agora, se você quiser enfrentar algum X-Hunter, além do Flame Stag, eu sugiro que repita aquele procedimento que ensinei na última fase até atrair o Violen para aquele vulcão ali na parte superior direita do mapa. Feito isso, selecione o Flame Stag e vamos lá dar uma esfriada no ânimo desse corno.


Flame Stag


Vá pra direita (essa é uma das poucas fases em que essa recomendação não parece ser muito óbvia, já que você pode cair pela esquerda da elevação onde se encontra no começo), saltando de elevação em elevação até chegar a uma parede. Essas áreas mais finas, que parecem perfeitamente quebráveis com uma Spinning Wheel, na verdade não são, então nem desperdice. Salte sobre as costas do Beetron que surge tentando te acertar e fique ali (há uma plataforma sobre a cabeça dele onde é perfeitamente seguro pisar). Ele vai subir até parar próximo a uma outra parede, à esquerda. Pule para lá e pegue seu terceiro SubTank. Agora só falta um.


Deixe uma Spiked Wheel de presente para o Beetron e ele vai virar história. Ou, se quiser pegar aquelas células pequenas de energia que você viu na entrada lá embaixo, caia pela frente dele e fique pendurado naquela seção mais fina da parede, esperando. Quando ele chegar até lá e parar de subir e descer, significa que vai atacar. Suba, para evitar o ataque, e ele vai explodir ao atingir a parede. Pegue os itens, saia - não tente ir por dentro, por fora é mais simples - e suba pela parede.

Caia pelo vão, destrua o Barite Lastar à frente e solte uma Spinning Wheel para dar cabo dos outros dois. Continue com a Spinning Wheel ativada, não terminamos com ela ainda. Desça pelo buraco onde eles estavam e PARE.

Percebe o chão metálico à frente? Pisá-lo é o gatilho pra fazer uma boa quantidade de lava subir pelo vulcão, justamente onde você está. Então IGNORE a vida e todos os outros itens que aparecerem à sua frente. Segure o Dash e só se preocupe em em subir pelo túnel, até informação em contrário.

Comece subindo pela direita. Quando encontrar uma pequena câmara com uma célula de energia pequena e uma célula de recarga grande para as armas, salte para a parede da esquerda e suba por ali até estar acima da plataforma à direita. Volte então para a parede da direita, apenas para usá-la como impulso para alcançar a seção avançada à esquerda (que te impediria de continuar subindo se você não fizesse esse zigue-zague).


Suba pela esquerda até alcançar outra plataforma à direita. Pule então para a parede oposta e de lá para a terceira plataforma, dessa vez à esquerda, onde você vai encontrar seu Hart Tank protegido por um Bar Waying. Uma Spinning Wheel acaba com ele imediatamente, te dando tempo de pegar o Heart Tank e voltar para sua subida alucinada pelo paredão, agora pela direita até o fim. No final, salte para a esquerda para pegar a célula grande de energia, espere o gêiser de lava baixar, salte para a direita e continue.

Ah, e pode voltar para o X-Buster. Não sem antes lembrar de fazer uma oração pelo Wally Gator, que tão gentilmente cedeu sua arma para você, sem fazer qualquer objeção. Deus o tenha.

Agora note esses espigões saltados aí no meio da lava. Eles entram em colapso e caem assim que você toca neles. Não interessa se pisou em cima ou se apenas se pendurou na lateral. A partir do momento em que você encostar no troço, CORRA. Um dash+pulo te coloca no topo do primeiro, de onde é fácil pular para o topo do segundo. Desse você pode pular para o terceiro e cair próximo do topo, onde um segundo pulo vai te deixar em posição para usar um air dash e cair em segurança logo à frente.

Não tão em segurança assim, já que um Beetron rapidamente aparece pra bater um papo contigo. Não faz sentido subir nas costas dele (ele não te leva a lugar nenhum, tipo boa parte das conversas que eu travei na vida, pra não mencionar os textos que escrevi, incluindo esse aqui). Mas suba, de qualquer maneira. E preste atenção na segunda parede mais fina, que ele pode arrebentar com uma trombada (TROCADILHO! TROCADILHO!!!). Se você quiser enfrentar o X-Hunter, faça-o destruir aquela parede, suba pelo vão no teto, pegue a célula de energia, entre na porta e leia os guias de estratégia contra os X-Hunters para facilitar sua vida contra o Serges, o Violen ou o Agile.

Se não for o seu caso, não faça o Beetron arrebentar parede alguma. Atraia o bicho pra algum lugar abaixo dessa primeira abertura e fique por ali esperando por ele, abaixo da primeira concavidade do teto, de modo que você tenha espaço pra pular sobre aquela plataforma dorsal assim que ele investir sobre você. Assim que vocês se afastarem do chão o suficiente para ele sumir, dê um dash+pulo (ou um air dash, tanto faz) para a direita. O que vai te jogar ou em cima, ou grudado na lateral de um Switch Type Elevator, colado a uma vida. Pegue a vida, dê um dash+pulo para a esquerda. Pule do espigão de volta para terra firme e pegue as duas células de energia grandes adiante (uma pro seu life ou SubTanks, a outra para recarregar suas armas). Volte para os espigões e siga para a esquerda.


Eles têm a altura ideal, de modo que saltando de um pro outro usando o dash você sempre vai conseguir chegar ao topo. Quem tiver saído da sala do X-Hunter, após a briga, pode retornar pelos espigões para pegar os itens que ficaram para trás. Depois voltem até aqui para me acompanhar pelo resto da fase. Eu espero.

...

Pronto? Ok. Continuemos.

A partir daqui a fase se torna essencialmente vertical. Vê esse paredão com saídas de ar? Elas não te causam dano, embora um certo maverick mais adiante vá se esforçar pra mudar esse quadro. Vá subindo pelas bordas da parede. Chegando à sexta borda, que fica à esquerda e é mais acentuada do que as outras, lá vem o maverick incendiário, mais conhecido como Morgun. Fique o máximo possível para a esquerda, encostado na parede. Ele deve parar bem em frente a você. Uma bolota de plasma ensina a ele que nessa vida de causar explosões um dia você é o combustível, um dia é o comburente. Suba pela parede à esquerda, salte para a direita, pare na terceira plataforma e use-a para atingir mais um Morgun.


Suba para o nível seguinte, depois para o próximo, virando-se imediatamente para atingir o Morgun que vem em sua direção. Pule para a frente, pegue a célula de energia grande. Suba pela esquerda até o próximo nível, bohrimie mais um Morgun. Vá pela esquerda até ver uma plataforma muito acentuada à direita, afunilando o túnel. Salte para ela, tomando cuidado para não ir muito para a direita. A reentrância na pedra te impede de pular, te tornando alvo fácil para o Morgun vindo do alto.

Agora pule na parede à direita, depois imediatamente para a esquerda, e suba até ver o próximo Morgun. Atire quando ele parar na sua frente, acendendo um cano que não vai te acertar (por muito pouco, seu cagão miserável). Pule para a direita, alcance a próxima borda e mais dois pulos te jogam fora desse inferno.

Siga pelos canos, equipe a Bubble Splash e vamos dar cabo do Bambi Ígneo (pois eólico).


Sério, não existe razão pra descrever todos os ataques dele aqui, porque, se você tiver um bom timing, ele mal será capaz de usá-los. Você só tem que manter em mente duas coisas:

1) Ele vai começar a luta saltando pra uma das paredes e subindo até sumir de vista. Não vá atrás, não é preciso. Quando ele voltar para o chão, acerte-o com o Bubble Splash e fique perto.

2) Assim que for atingido pela arma que lhe causa dor e sofrimento, ele vai jogar em você uma bola de fogo baixa, seguida por uma segunda, alta, que vai subir pela parede que atingir.

A idéia é não deixar que ele atire a segunda bola de fogo. NUNCA. Acerte-o com a Bubble Splash, pule a primeira bola de fogo e acerte-o novamente, tornando a pular a bola de fogo. Fique colado nele fazendo isso e, se tiver o mínimo de coordenação motora, vai passar por essa dificílima batalha sem tomar sequer um teco de dano.

Use a cabeça desse pústula para decorar a parede do QG dos Maverick Hunters e tome a arma dele, Speed Burner, que é extremamente útil e vai te ajudar a chegar a alguns lugares que sem ela poderiam ser inalcançáveis.

Ah, é, também vai te ajudar com uma dúvida que eu sempre tive: asas de borboleta são inflamáveis?

Descobriremos em breve...

UPGRADES: 2/5
HEART TANKS: 4/8
SUB TANKS: 3/4

continua...

Marcadores: , ,