terça-feira, novembro 07, 2006

Mega Man X - Chill Penguin

Toda vez que começo o detonado de um jogo, passo por dois problemas: o primeiro é que rapidamente enjôo do jogo sobre o qual estou escrevendo. Acreditem, é um saco passar pela mesma fase cinco, seis, dez vezes, para tomar nota de todos os locais estratégicos, analisar tudo o que deve (ou não) ser mencionado e tirar screenshots de boa qualidade.

Claro que a situação não seria tão complicada se eu não fosse um nerd tão perfeccionista.

O segundo problema é encontrar embromação suficiente pra começar cada post. Não consigo simplesmente ir direto pra fase sem antes jogar um pouco de conversa fora com os quatro leitores dessa bagaça (a saber: across, carol, João Luis e Lincoln). Não é apenas por ser falastrão que faço isso, é também um exercício de inspiração. Se começo o texto escrevendo qualquer coisa aleatória e percebo que tudo está fluindo bem, as descrições da fase e as explicações sobre o jogo provavelmente vão sair sem dificuldade também.

Eu ia fazer uma analogia aqui, mas soaria demasiadamente grosseira. Não faço, pois.

Tendo dito esse monte de baboseiras, estou suficientemente engajado no assunto pra tocar o post adiante. Vamos mandar chumbo grosso (presumo eu que seja isso que o X dispara) naqueles Mavericks de merda!

CHILL PENGUIN


Devo admitir que odeio essa fase. Odeio! Com força. Mas o inimigo é o mais fácil do jogo, na minha opinião, então não vejo por que não começar direto por ele. Sem contar que essa fase tem o upgrade mais fácil de encontrar. Melhor dizendo: essa fase tem um upgrade que você INVARIAVELMENTE, INEVITAVELMENTE, OBRIGATORIAMENTE VAI ENCONTRAR!

Além do mais, sigo nos jogos a mesma regra que seguia nas provas do colégio: começava pelas questões mais difíceis e/ou maçantes. Só depois partia para os temas que me interessavam mais.


Mas isso não vem ao caso e já tô enrolando demais, então vamos pros finalmentes. Já começo dizendo que se você estiver usando minha dica de turbinar o botão de tiro, sua vida será bem mais fácil. Mas se você é tr00 e prefere jogar na raça, espero que seu timing seja ótimo nesse começo de level. A combinação ruffus-o-lenhador + coelho-cibernético + inseto-cujo-nome-tenho-preguiça-de-inventar-agora é irritante, pra dizer o mínimo. Procure passar por essa parte o mais rápido possível, não se preocupe muito com seu life (mas vê se não morre, porra!). Ao chegar a um lugar que parece a entrada de uma caverna, desça até o final (não que exista outro caminho, claro), tomando cuidado com os morcegos.

Agora tudo vai depender do seu life: se estiver alto e/ou você quiser seguir adiante logo, pule para o próximo parágrafo. Se estiver baixo, fique aí no fundo, seguindo para a direita até perder os morcegos de vista, depois voltando para que todos eles tornem a aparecer. Esses bichos são ridiculamente fáceis de matar e costumam dropar células de energia das grandes (de vez em quando deixam cair até mesmo uma vida!). Quando cansar de bohrimiar os morcegos, prossiga.

Pule o degrau adiante, prestando a devida atenção a essas... esses... essas rodas de espinhos com olhar demoníaco vindo na sua direção. Suba no próximo degrau (os dois canos na horizontal) e, ao pular para o próximo, vá dele direto para a parede, ou será atingido pela roda espinhosa que virá da plataforma acima da sua.

Siga até a terceira plataforma. Suba pelo vão à direita, entre um cano e uma parede rochosa. No fim desse vão está a cápsula que vai te dar o upgrade mais usado do jogo: o sistema de impulso nas suas botas.


Esse sistema - ao qual, a partir de agora, vou me referir como dash - pode ser usado de duas maneiras: apertando o botão A do controle (talvez - mas não necessariamente - o botão A do seu teclado) ou dando dois toques rápidos no direcional.

Prefiro o segundo método.

Não se empolgue muito com o novo brinquedo nessa seqüência da fase. Tá lembrado daqueles inimigos da primeira fase, que encostavam em você e fugiam? Esse lugar é infestado deles. Seja cauteloso, portanto. As galinhas com serras na cabeça não devem representar ameaça, a menos que você seja tremendamente PEREBA. Nesse caso, sinto-me no direito de rir da sua cara.


Avance até sair pela extrema direita da caverna, onde você vai encontrar um exoesqueleto. Quem dera houvesse um desses em cada fase: o dash deles dura o dobro do seu, são muito resistentes e enquanto estiver montado em um você não leva nenhum dano. Isso que é vida mansa.

Arrebente o iglu à frente do exoesqueleto (ah, é, eles também são fortes bagaraleo) e siga pela caverna aniquilando os inimigos e cuidando para não cair nos vãos entre as plataformas. Logo à frente você vai dar de cara com um maverick dentro de um exoesqueleto idêntico ao seu, mas não se preocupe: embora seja fácil matá-lo - quatro porradas são suficientes - ele é tão burro que provavelmente vai cair em algum buraco tentando se desviar dos seus ataques.


Mas alegria de pobre dura pouco e uma espécie de pilar vai te forçar a abandonar o exoesqueleto em seguida (para sair dele é só apertar pra cima + pulo). Logo após esse pilar há uma parede a ser escalada. Depois de subir você há de notar que, dando um dash e saltando para a esquerda, é possível alcançar uma plataforma formada pelo teto da caverna que ficou para trás. Lembre-se desse lugar, pois voltaremos a ele depois, já que um dos quatro Heart Tanks do jogo está dentro de um iglu.

Agora é impossível pegá-lo, então continuemos.

Siga por um leve aclive que vai terminar em outro pilar. A partir daqui, prepare-se para detonar bolas de neve lançadas por um maverick particularmente xarope. Se estiver com o controle no turbo, não há com o que se preocupar. Se estiver usando o tiro normal, carregue o X Buster antes de saltar o primeiro buraco.

Detone a bola de neve vindo na sua direção e torne a carregar o X Buster. Salte a próxima fenda e detone o maverick sobre o pequeno pilar. SEM SUBIR NO PILAR, carregue novamente o tiro e só então pule para o outro lado. Detone o próximo maverick imediatamente à sua frente, carregue o tiro mais uma vez e só então vá em frente. Tente arrebentar, com esse tiro, o Maverick E a bola de neve em frente (sendo que a bola de neve é prioridade). Adiante haverá outro buraco. Chegue na beirada e uma bola de neve virá rolando da encosta à sua frente (mas não vai te atingir, pois rolará buraco abaixo, logicamente). Depois que ela cair, salte para o outro lado e detone o maverick sobre outro pilar. Suba onde ele estava e espere a bola de neve bater inofensivamente contra o pilar antes de prosseguir. Carregue o tiro mais uma vez e só então dê alguns passos até ver outra bola vindo da subida adiante. Arrebente-a e siga em frente o mais rápido que der, para não ser atingido pelo tiro do último maverick antes do chefe, logo à frente.

Passe pelas portas eletrônicas e - já não era sem tempo - vamos arrebentar a cara desse reploid cretino.


O Chill Penguin usa 4 tipos de ataques:

1) Ele pode deslizar pela sala na sua direção. Se você tiver um bom domínio dos controles, vai saber o momento exato de pular para se desviar. Se não tiver tanta segurança assim no seu taco, sempre pode pular contra a parede - como uma moça histérica diante de uma barata - e esperar que ele se afaste enquanto desliza em direção ao chão. Não adianta disparar contra ele durante esse movimento.

2) Ele pode saltar sobre você. Um dash na direção da qual ele vem vai te tirar em segurança da área de ataque.

3) Ele pode disparar pequenas pedras de gelo. Nesse caso, prepare-se para pular cada uma delas. Não adianta disparar contra ele, a menos que as pedras venham rentes ao chão, ou seus tiros vão ricochetear contra elas.

4) Por último, ele pode soltar uma baforada gelada que vai criar duas estátuas de gelo à frente dele. E te congelar, se você estiver perto. Mas não precisa se preocupar, pois esse ataque não causa dano. O que provavelmente vai derrubar seu life é o movimento seguinte: ele vai pular e segurar naquela manivela no centro do teto, criando uma nevasca que vai empurrar as estátuas na sua direção. Então procure acabar com elas o mais rápido possível.

Não tem segredo. Desvie-se dos ataques previsíveis dele enquanto dispara - o botão turbo vem muito bem a calhar contra esse chefe - ininterruptamente contra ele. Antes que você se dê conta, o pústula vai explodir numa bola de fogo e te dar uma nova arma pra brincar: Shotgun Ice, o Arauto da Morte para o Spark Mandrill.

Mas a próxima fase será a do Storm Eagle, então vai levar um pouco mais de tempo até você poder curtir seu novo brinquedo.

Próxima fase

Marcadores: , ,