segunda-feira, novembro 20, 2006

Mega Man X - Storm Eagle

Agora que você tem uma arma a mais, acredita estar melhor preparado pra encarar a próxima fase, certo?

ERRADO!

Como já cansei de dizer, essa arma que você tem em mãos agora - a Shotgun Ice - só é eficiente contra o macaco faisquento. E seu próximo inimigo é a águia intempestiva. E essas traduções dos nomes dos inimigos ficam ridículas. Eu devia ter vergonha na cara e escrever os nomes certos, mas se tivesse vergonha na cara não teria um blog sobre videogame com essa idade.

Logo, publico tudo errado. Vai assim mesmo.


Storm Eagle

Ok, vamos dar um cacete servido nessa galinha miserável. Essa fase tem uma música que é uma das melhores do jogo, se não for a melhor. E como gosto de me repetir (na verdade não gosto, mas vocês não se manifestam, então eu me repito pra garantir que a mensagem seja captada), baixem Airbased, no OCRemix. É essa música aí, só que um pouco menos... midi.

Aliás, bem menos midi.

Porra, baixem logo!

E vamos em frente. Comece a fase, como sempre, seguindo para a direita (ah, que alegria é indicar a direção em jogos bidimensionais). Devo advertí-lo a respeito do PRIMEIRO adversário que você vai encontrar logo à frente, chamado Sky Claw: esse tipo de maverick é um saco. UM SACO! Perceba que estou sendo categórico e taxativo, e não é à toa. Esse miserável vai tentar te pegar, erguer, levar pra cima de um buraco e então explodir, jogando sua carcaça indefesa no assustador limbo sob a tela (alguém já se perguntou o que pode haver de tão terrível sob a tela para fazer com que um robô de titânio praticamente indestrutível morra imediatamente?).

Então, se tiver que passar por baixo de um desses pulhas sem matá-lo antes, use sempre um dash. E se for capturado assim mesmo, aperte freneticamente o direcional e o botão de tiro, como uma bicha tresloucada, ok?

Agora voltemos à nossa programação normal.

Mate o Sky Claw antes de saltar em uma das plataformas. Ou salte em uma das plataformas depois de matar o Sky Claw. O cliente tem sempre a preferência. Agora ignore completamente a existência de mais fase para a direita. Preocupe-se apenas em trocar de plataforma até chegar ao ponto mais alto possível. Quando isso acontecer, dê um dash e um pulo para a esquerda. Não se espante com a queda relativamente longa. Você deve pousar em segurança ao lado do seu primeiro Heart Tank.


Agora, sim, você tem alguma vantagem contra o próximo chefe. Não muita, claro, já que a barra de life dele ainda é muito maior que a sua. Mas, oras, melhor do que nada, certo?

Desça daí e volte àquelas plataformas. Dessa vez, entretanto, não pule para as da esteira superior. Em um certo ponto, você vai ver um Maverick que mais parece um figurante dos power rangers segurando um escudo e uma bola espinhenta. Você deveria ser mais que capaz de presumir algo tão óbvio, mas estou de bom humor, então vou alertá-lo que suas balas ricocheteiam no escudo dele, ou seja, o bicho só fica desprotegido quando lança a bola. Eu também poderia ensinar como driblar o ataque dele e matá-lo sem esforço, mas não estou TÃO bem-humorado assim.

Quando acabar com ele, dispare enlouquecidamente contra esses tubos de propano ou coisa que o valha (que, ao explodir, deveriam transformar sua armadura de titânio em limalha de ferro). Depois que eles estourarem (e você ficar ileso, veja só que milagre!), um pequeno corredor vai se abrir, tendo ao fim uma célula de energia grande. Pegue-a e volte à esteira com as plataformas.

Dê a volta e salte para uma plataforma da esteira superior e você vai ver outra extremidade com outro power ranger fugitivo próximo de outra leva de tanques de propano (ou coisa que o valha). Meta bala nessa porra toda, exploda essa budega e pegue a célula grande de energia que vai surgir após a explosão.

Você deve ter notado que eu não estou explicando detalhadamente como se livrar de cada um dos Sky Claws. Isso ocorre por dois motivos:

1) Não tô a fim.
2) Se você não consegue reagir instintivamente nem a eles, não deveria estar jogando esse jogo, em primeiro lugar. Vá fazer algo mais didático. Assistir Teletubbies, por exemplo.

Sem contar que acho necessário que você sofra um pouco. Até porque eu preciso me divertir, de alguma maneira (digo isso em todo detonado simplesmente porque é verdade).

Pois sim, sou um sádico filho da puta.

Continue subindo por essa esteira e haverá OUTRA plataforma com OUTRO ex-power ranger e OUTRO corredor oculto atrás de uma série de tanques de propano (yadda, yadda, yadda), mas aqui há uma diferença. Após matar o Maverick, detonar os tanques e pegar a célula de energia, não pare de avançar ao chegar à parede. Siga em frente. Você deve entrar em um fundo falso. Ouviu um barulho? É da vida que você acaba de pegar aí atrás.


Agora, sim, suba para o topo da esteira e siga por cima desse treco que parece ser um aeroporta-aviões. Salte o vão em frente, detone o canhão sobre a torre e os dois mavericks lança-mísseis. Siga até chegar a um lugar com plataformas flutuantes. Pule para a que, no seu ponto mais baixo, fica imediatamente à sua frente (pode ou não haver um desses Mavericks lança-chamas sobre ela). Agora, como antes, ignore o fato da fase continuar para a direita e salte duas plataformas para trás. A segunda, em seu ponto mais alto, pára em frente a uma enorme vidraça. Estoure o vidro com um tiro.

E eu sei que você já estava doido pra fazer isso, seu vândalo wannabe!


Salte lá pra dentro e pegue seu primeiro Sub Tank. Quando seu life estiver cheio, as células de energia que você pegar pela fase serão armazenadas aí. Em um momento de necessidade, tudo o que você terá a fazer será apertar Start para entrar no menu do jogo, selecionar um Sub Tank e apertar Y para utilizá-lo. E creia: em certos momentos você VAI precisar.

A partir daí você pode retomar o rumo padrão e ir logo pra direita, ou seguir um pouco mais para a esquerda só pra ter a satisfação de arrebentar outro daqueles mavericks lança-mísseis e ver as vidraças estilhaçando com a explosão.

Vá saltando pelas plataformas e detonando os lança-chamas até chegar a um pequeno pedaço de chão firme. Siga pelo próximo fosso, saltando as plataformas e detonando os lança-chamas. Ao chegar à última, você vai ver um longo corredor cheio de tanques de propano. Se você pensou "OPA! Deve haver algo atrás desses tanques!", acertou em cheio. Atrás deles há uma vida.

Agora você pode seguir seu caminho, se não confia muito na sua coordenação motora e acredita que vai acabar caindo ao tentar pegar a vida, ou pode meter a cara, arrebentar esses tanques, pegar a vida, carregar um X-Buster e disparar contra o lança-chamas, esperar ele subir e descer para atingi-lo com OUTRO X-Buster e finalmente explodi-lo, dar um dash e um salto para alcançar a lateral da plataforma quando ela descer de novo, finalmente conseguir subir em cima dela, coçar o saco, cuspir no chão, dar um tapa na mesa e gritar "MINHA MÃE NÃO PARIU NENHUM VIADINHO, PORRA!".

A opção é sua.


Siga adiante, suba pela longa torre de metal e então caia no pequeno vão do outro lado. Pode ir numa boa, sou eu que tô dizendo. Tá comigo, tá com deus. Ao chegar no fundo, você vai ver mais alguns tanques explosivos numa plataforma que PARECE estar fora do seu alcance, mas só parece. Vê aquele pequeno degrau próximo à torre? Suba nele e dê um dash e um salto para a direita. Você deve ficar a um pentelho de errar, mas vai acertar a lateral da plataforma com os tanques. Escale isso aí, detone esses tanques e corra pro abraço: mocozada nesse muquifo está mais uma cápsula do Dr. Light, dessa vez contendo um upgrade pro seu capacete. Agora você é capaz de arrebentar pedras com o crânio. Sua cabeça é tão dura quanto a daquela mineira que levou seis tiros na cabeça e nenhum deles passou do crânio. Depois nêgo fala dos cearenses...

Mas isso é papo pra mesa de bar. E isso aqui é um blog sobre videogame. Coisas não necessariamente diametralmente opostas, mas intrinsecamente diferentes, convenhamos. Então vamos voltar ao que interessa. Suba novamente por aquela torre de metal até chegar ao topo e salte para a plataforma à direita. No primeiro vão que houver na plataforma acima, suba à esquerda e siga nessa mesma direção para encontrar uma vida. Ao voltar, não caia na plataforma inferior: suba para a que está logo acima e à frente da sua e vá por cima. Caia entre os dois Mavericks de capacete, vire de costas para o que está à direita e ele deve se erguer. Quando isso acontecer, vire-se de frente para ele e dispare. Chegue na ponta dessa plataforma e dê um dash e um salto para a direita, o que deve te colocar em segurança, longe do Sky Claw.

Salte o vão e siga adiante, até chegar a mais um abismo com plataformas flutuantes. Essas não se movem, mas também não se mantêm e vão cair assim que você pisar sobre elas. Salte as três e chegue - finalmente - à base do Storm Eagle. Prossiga com cautela, evitando os tiros dos canhões (são dois, seguidos). Desça a escada mas não passe pela porta automática: caia pela extremidade que parece uma turbina para pegar a célula de energia grande logo abaixo. Agora você pode subir por essa mesma turbina para passar pela porta ou simplesmente saltar para a plataforma à esquerda.

Hora de encarar o chefão!



O Storm Eagle tem ataques extremamente simplórios e deve começar a luta batendo as asas, tentando te afastar com uma ventania. Tudo o que você precisa fazer é se manter dando dashs na direção dele sem parar de atirar. Depois de algum tempo ele deve levantar vôo. Se perceber que o peito dele começou a inchar e ele cuspir um ovo branco com bolinhas roxas (sério, cara, tem gente que devia ter maneirado no LSD na década de 60!), afaste-se o mais rápido que puder para não ser atingido pelos pequenos pássaros. Se ele subir até sair da tela, fique atento a um barulho parecido com um silvo agudo, que acusa que ele está mergulhando, e dê um dash em qualquer direção para sair do rumo do ataque. Se ele apontar o braço direito para você e disparar algo parecido com um redemoinho, não se preocupe, que esse ataque não causa dano, apenas visa te derrubar da plataforma (então mantenha o dedo sempre de prontidão para apertar o botão de dash).

Se mantiver o botão de tiro turbo pressionado OU souber calcular bem a hora de disparar seu X-Buster carregado, esse bundão vai virar história antes que você possa xingar a mãe dele. Então xingue logo!

Junto com a satisfação de derrotar essa galinha, você ganha o Storm Tornado. Ou, para o Flame Mammoth, O Ceifador Sinistro.

Próxima fase

Marcadores: , ,