sexta-feira, dezembro 01, 2006

Mega Man X - Flame Mammoth

Se você está lendo essa porcaria desde o começo (fala a verdade: tu não tem mais o que fazer, não?), deve se lembrar da seqüência que eu disse que seguiríamos para zerar o jogo.

Se esqueceu até isso, vá tomar umas vitaminas, pois sua memória está pior que a minha! O que eu disse foi o seguinte: a ordem para matar os inimigos, considerando as armas e fraquezas de cada um, seria Chill Penguin, Spark Mandrill, Armored Armadillo, Launch Octopus, Boomer Kuwanger, Sting Chameleon, Storm Eagle, Flame Mammoth. Mas faríamos um gato pra facilitar a fase do Spark Mandrill, por isso matamos o Storm Eagle logo depois do Chill Penguin. O plano era retornar à seqüência "normal" depois disso.

Mas mudei o plano. Pensei melhor a respeito e concluí que o ideal é ir direto pra cima do Flame Mammoth, agora que já fizemos uma vassoura com as penas do Storm Eagle e temos sua arma, que funciona como ponto fraco do Mamute Foguentinho. Sem contar que a fase dele me dá três ótimas razões pra tomar essa decisão:

1) Um heart tank.
2) Um sub tank.
3) Um upgrade.

Tá bom ou quer mais?

Além do mais, afinal de contas sou eu que mando nesta baiúca. Então é para a fase do Elefante Flamejante (isso dá samba, diz aí!) que vamos nos dirigir agora.


Flame Mammoth

Esse lugar parece ser um tipo de ferro-velho usado para dissolver sucatas de cartoons que não deram certo reploids. Mas a fase está um pouco diferente de sua versão original: depois de detonar o Chill Penguin, toda a lava do lugar é substituída por gelo, ou seja, não existe mais perigo de andar por aqui.

Sendo assim, sua única preocupação será evitar que os robôs lançados nas esteiras caiam sobre sua cabeça. A melhor solução pra isso é ir por baixo, passando sob as plataformas, caminhando pela lava congelada. Tome cuidado com o Sky Claw (sim, esses miseráveis também estão por aqui) de butuca logo à frente. Na próxima série de plataformas de condução de sucata, siga novamente por baixo. A fase - que é bem xarope se for jogada antes da derrota do Chill Penguin - chega a ficar ridícula dessa maneira. Se você é um homem com big cojones, siga por cima das plataformas mesmo, detonando os pedaços de reploids e mostrando aos Sky Claws quem é que manda nessa porra.

Eu sou uma bichinha apressada, então prefiro passar por baixo e evitar a fadiga.

Ao chegar na beira de um buraco, salte para o outro lado para pegar a célula de energia grande e depois caia no vão. Continue seguindo para a direita até chegar a mais um ponto com lava congelada sob plataformas (mas essas não têm esteiras). Pare no extremo esquerdo de uma delas, bem na ponta, e repare que uma seção do teto é feita de um material diferente, como se fossem uns tijolos cinzentos, meio transparentes, com pontos verdes fosforecentes. Reparou? Pois eles podem ser arrebentados usando aquele upgrade de capacete feito na fase do Storm Eagle.

Dê um dash e um pulo e tente alcançar a ponta do último quadrado. Tome cuidado para não cair depois que ele quebrar, ou será impossível alcançar o lugar novamente (você vai precisar recomeçar a fase). Chegando ao topo desse vão no teto, depois de quebrar todos os tijolos, você vai encontrar a terceira cápsula de upgrade que vai te dar um novo X-Buster.


Seu tiro agora atinge até inimigos que estejam um pouco acima ou atrás de você, sem contar que é possível carregar todas as armas do jogo e cada uma cria um efeito diferente. Divirta-se testando seu novo aparato um pouco, caia pelo buraco por onde você chegou e vamos retomar nosso trabalho.

Siga por baixo de todas essas plataformas. Eu sei que você é machão, viril e destemido e quer seguir por cima mesmo, descendo o sarrafo nesses mavericks insuportáveis atiradores de picaretas, mas controle esse seu impulso indiana-jonístico e passe sob todos eles, seguindo pelo magma resfriado. No fim desse caminho está o seu segundo Heart Tank no jogo.


Depois disso, se quiser, pode voltar para distribuir pipoco na cara de todos os mavericks que ficaram pra trás. É problema seu.

Aliás, não é problema seu, não: você ainda deve permanecer nessa área, pois é onde está o Sub Tank da fase. Então, depois de pegar o HT, volte um pouco e suba nessa plataforma logo acima de você. Cuidado com esses malditos mavericks proletários e suas picaretas voadoras (não confundir com picas retas voadoras), pois os filhos da puta são irritantemente bons de mira (sem contar que RIEM da sua cara quando te acertam, o que mexe com os brios de qualquer um).

Enfim. Suba na plataforma, siga para a direita e escale o paredão. Uma vez lá em cima, dê um dash para a esquerda, caindo na plataforma logo adiante, bem à frente do proletário. Bohrimie-o rapidamente, antes que o miserável tenha tempo de te atingir. Mais alguns passos para a esquerda vão te mostrar não um, mas TRÊS desses cretinos aglutinados de forma a te atingir facilmente. Liquide o que está na mesma plataforma que você, dê um dash no lugar onde ele estava para cair atrás do que está na plataforma inferior, retorne para a plataforma onde você estava antes, mate o desgraçado que reapareceu nela e então vá para a plataforma superior, exterminar o que está na posição mais estratégica (nesse ponto ele talvez tenha te atingido umas duas vezes, se você não foi rápido o suficiente).

Siga em frente por essa plataforma, mate o próximo oreia-seca, pegue a célula de energia e salte para a plataforma seguinte, um pouco à frente e acima de onde você está agora. Mate os dois mavericks de capacete, pegue a vida e dê um dash e um salto para a esquerda. Se tiver feito tudo direito, você deve estar "escorrendo" pela parede à esquerda da sala e viu a câmara que esconde o ST atrás de alguns tijolos. Aquele upgrade do seu capacete misteriosamente também funciona nas botas, então tudo o que você tem a fazer é deslizar pelos tijolos enquanto aperta o botão de pulo para detoná-los.


Ok, em uma fase só você teve um avanço violento, em termos de jogo: não só seu tiro ficou mais potente, como seu life está maior e agora você tem como estocá-lo DUAS vezes. Inimigos, tremei!

...

Tá bom, chega de ficar se vangloriando como um vilão de história em quadrinhos. Você ainda não seria páreo nem pro Sigma nem pro Vile, se algum deles criasse bom-senso e resolvesse te transformar numa pilha de sucata nesse momento. O máximo que pode encarar - mas ainda com certa dificuldade - são esses chefes de fase pés-de-chinelo, e olhe lá. O que eu faria AGORA, se fosse você, seria ficar na plataforma inferior direita desse ponto da fase, seguindo de um lado ao outro e matando mavericks até encher meu ST. Mas pode ser um pouco difícil fazer isso sem ser atingido, então você pode seguir adiante, se quiser, e deixar para armazenar life mais à frente, em outro daqueles lugares com esteiras e pedaços de reploids.

O poder é de vocês! (Vai, Planeta!)

Depois de encher seu ST (ou não), siga para a direita, escale o paredão, depois o outro paredão e aí está o tal lugar com esteiras e pedaços de reploids. Encha seu ST aqui, se ainda não tiver feito isso, tomando cuidado para não ser esmagado pelas prensas. Quando ficar de saco cheio de chutar esses pobres cachorros caídos que mal têm condições de se defender (seu covardão!), siga para a direita e caia no buraco.


Certo, essa parte dos canos verdes é UM SACO. Aquelas gotas vermelhas parecem ser o único magma da fase que não congelou e esses troços espinhosos no chão não são bohrimiáveis. Nada é mais insuportável do que um inimigo que não se pode matar. Suba a escadinha e siga pela parte de cima dos canos, até encontrar outro daqueles Ex-Power Rangers. Derrotá-lo é moleza. Tão fácil que nem vou ensinar, já que a explicação vai parecer mais complexa que o ato em si.

Se vira aí que tu não nasceu quadrado.

Siga em frente tomando cuidado com a lava gotejante, mate o próximo Power Ranger, siga, como antes, por cima dos canos, mate MAIS UM Power Ranger. Pode parecer que são muitos, mas o fato é que existem mais de dez anos de séries desses caras, então o que não falta por aí é ex-power ranger desempregado tentando fazer um bico em qualquer coisa que apareça pela frente, só pra poder usar aquela armadura em público de novo. Sacumé, as mina pira, mano!

No fim desses canos você vai encontrar a portinhola que leva ao Mamute Foguentinho. Antes de entrar, use o botão L ou R para selecionar a arma apreendida do Storm Eagle, o Storm Tornado. É a que te deixa com a armadura lilás (BICHA! BICHA!).


Esse bicho pode ser bem xarope quando resolve dificultar a sua vida. Se ele saltar, salte junto quando perceber que ele vai tocar o solo. O impacto do peso do rei momo aqui te joga ao chão. A cada vez que ele... ele... aí, alguém sabe como se chama esse som que os elefantes fazem?

Bom, a cada vez que ele faz esse som que os elefantes fazem, a esteira muda de direção, então o dash aqui é um comando obrigatório. Se perceber que ele está deixando a esteira ir sempre na mesma direção para te prensar na parede, escale até o topo da sala, espere que ele chegue à parede e então salte por cima do bicho com dash+pulo, indo para o extremo oposto. Se ele lançar uma gosma com cor de sangue coagulado na sua direção, não fique em cima dela. Apesar da parada não causar dano algum, é um combustível poderoso. Uma bola de fogo desprezível lançada por ele vai se transformar uma labareda respeitável ao entrar em contato com essa porcaria.

Os três grandes perigos com relação a ele são o pulo (a intenção dele ao saltar geralmente é cair sobre você), as bolas de fogo que dispara pela tromba e o controle da direção da esteira, que pode te deixar prensado contra a parede, esmagado pelo corpanzil da aberração cibernética.

Sabendo usar o dash e disparar o Storm Tornado no momento certo, apesar da chatice que é matar esse porqueira, você não deve ter lá muita dificuldade. Além da chance de fazer um conjunto de dominó de marfim (coisa fina!) após derrotá-lo, você ainda ganha mais uma arma: Fire Wave. Para o Chill Penguin, ela seria a Trombeta do Apocalipse. Mas ele está morto - por enquanto.

Ao contrário do que você deve estar pensando, entretanto, essa arma ainda será útil. Isso vai ser explicado no próximo post. Nesse, sim, o inimigo será o Spark Mandrill.

Próxima fase

Marcadores: , ,