quinta-feira, janeiro 11, 2007

Mega Man X - Launch Octopus

Vocês vão perdoar minha demora com a continuidade desse detonado, até porque há uma explicação bem simples para tão prolongado período de silêncio: eu ODEIO essa fase. Dicumforça.

Além do level ser um porre, o chefe não fica nada atrás. Daí a relutância em escrever o texto. Não queria que esse trecho soasse rabugento e reclamão, mas não sei se é possível fazê-lo de outra maneira, considerando meu estado de espírito durante o jogo. O que não tem jeito não tem jeito, porém, e se é pra jogar, joguemos.

Mas antes vamos verificar nosso controle de evolução. Na última fase pegamos um Heart Tank E um SubTank, o que nos deixa na seguinte situação:

UPGRADES:
Capacete.
X-Buster.
Botas.
Armadura.
Especial.

HEART TANKS: 4/8

SUB TANKS: 3/4

Estamos progredindo, estamos progredindo. E já que o Polvo Lançadeiro resolveu se colocar entre o cano fumegante da X-Buster e a cara de besta do Sigma, é hora dele experimentar umas bolas de plasma no peito pra ver se curte a sensação.


Launch Octopus


Antes de mais nada, agradeça a deus, vishnu, krishna, google, o patinho bwubwula ou qualquer merda na qual você acredite por ter o Storm Tornado em mãos durante essa fase. Cara, essa arma aqui é uma mão na roda!

Logo no início você vai se deparar com uma Water Spider. Esses bichos sabem ser chatos, mas não devem incomodar muito. Passe fogo no pulha, arrebente o Bomb Puffer mais adiante, acabe com a raça da outra Water Spider e então de mais um Bomb Puffer. Usando o Storm Tornado você deve precisar de uns dois tiros pra bohrimiar todos esses bichos isso.

Caia novamente na água, mate OUTRA Water Spider, salte os espinhos, acabe com mais uma, siga pelas plataformas e então caia novamente na água. Desça dois níveis e você vai perceber algumas bolhas saindo do chão. Se estivéssemos jogando SONIC isso seria um ótimo sinal, mas o jogo é Mega Man X e isso significa problema. Dois "Gulpfer Spinning Sea Horses", que vou chamar apenas de Cavalos Marinhos, só pra não ter que digitar esse nome imenso, vão sair do chão, parar na sua frente por alguns segundos, depois voltam a girar e tentam te atingir. Atire contra o que estiver embaixo e ignore o outro. Passe por baixo dele, mate outro desses cavalos marinhos logo à frente (sempre o de baixo), caia em um desnível e lá vem outra leva desses bichos saindo de baixo de uns espinhos. A diferença é que agora virão três em vez de dois, mas isso não deve dificultar sua vida. Mate os dois de baixo, salte os espinhos e siga assim, acabando com os cavalos marinhos inferiores e ignorando os superiores.

Após um desnível mais acentuado com um poço de espinhos ao fundo você vai encarar o primeiro - e insuportavelmente XAROPE - subchefe da fase. O primeiro de QUATRO, diga-se de passagem. Comece destruindo aquele... aquele... "apêndice" que mais parece um olho, bem na frente do submarino. A partir daí, tudo o que você tem a fazer é prestar atenção nas enguias que ele vai soltar de tempos em tempos. Eu achei mais fácil acabar com ele usando a arma do Mandrill, Electric Spark, mas vai do gosto de cada um. O Storm Tornado também é uma boa pedida, até porque aniquila as enguias que ele solta ANTES que ele as solte. Porque precaução é isso aí!

Se em determinado momento ele começar a te sugar pra perto dele - o miserável quer te causar dano por contato - PULE enquanto aperta pra esquerda. Seu pulo dentro da água é sensivelmente mais alto do que fora dela e vai te tirar do alcance do "ataque chupador".

Espero que seu life não esteja muito deteriorado depois dessa briga, pois os inimigos dessa fase são excessivamente avarentos com células de energia. Siga em frente, salte o poço de espinhos e não se preocupe com os peixes sugadores. Pode se deixar engolir sem medo, pois o ataque só causa dano se você ficar parado dentro da barriga do bicho. Então dispare sem dó assim que o vácuo começar a te puxar e você vai estourar o peixe antes que ele possa te fazer qualquer mal.


Logo depois desses peixes há outro desnível acentuado com um poço de espinhos ao fundo. E justamente em um ponto muito arriscado da fase - numa pequena plataforma com poços espinhos dos dois lados - você vai encarar o segundo subchefe. Sim, outro submarino chupador. A estratégia - se é que podemos chamar assim - pra acabar com ele é igual à usada pra matar o outro, com a diferença que você vai precisar de muito mais atenção com os ataques a vácuo. Ah, e esqueci de mencionar isso na luta anterior, mas ele também EMPURRA com os jatos de ar.

Boa sorte. Você vai precisar.

Seguindo adiante há uma trapizonga no chão que gera um redemoinho azul que pode ser usado pra atingir a superfície da água. Não encontrou a parada? Tsc. Marmota. Volte para o lugar onde enfrentou o segundo subchefe. Seguindo para a direita a partir dali, ao fim do primeiro declive do terreno. Fique parado bem aí e logo você verá o tal redemoinho. Vá apertando pulo para chegar ao fim dele, suba na plataforma boiando sobre a superfície da água, pegue a pilha alcalina que deixaram pra você aí e mergulhe de novo.


Ignore o próximo troço que faz remoinhos, mas use o seguinte para subir na embarcação em formato de baleia e destruí-la. Um único tiro do Storm Tornado naquela bolota azul que parece o olho dessa coisa acaba com ela rapidamente. Cuidado com os Sky Claws e as bombas que o barco mantém disparando para o alto. Quando ele explodir e começar a cair, permaneça onde está até atingir ponto mais fundo do oceano. Passe pela pequena abertura à direita pra encontrar o terceiro subchefe da fase, dessa vez de uma espécie diferente.

Você precisa evitar contato com duas partes do corpo da enguia: a cauda e a cabeça. Justamente os dois pontos que devem ser atingidos pelos seus tiros. Só pelo prazer de ser chato eu gosto de subir no corpo do bicho e ficar sobre ele até matá-lo. É fácil: tudo o que você tem a fazer é manter uma distância segura da cabeça e, assim que ele começar a se virar na sua direção, salte em segurança pra um pedaço do corpo que já tenha mudado de rumo.

Se você for bundão e não gostar de emoções fortes também pode ficar no chão disparando contra a cabeça e o rabo, enquanto evita o contato físico com o bicho. A escolha é sua.

Mais um bicho particularmente sensível ao Storm Tornado. Começo a achar que essa é a melhor arma do jogo. Depois de bohrimiar a enguia, siga para a direita e pegue seu merecido Heart Tank. Agora temos cinco, só faltam três.


Saia daí, escale a parede à direita do barco naufragado e continue sempre em frente. Pode ignorar a trapizonga rodamoinhenta que vai estar na sua frente assim que você sair do buraco. Siga pelo terreno acidentado e salte o pilar que mais parece um termômetro. É aqui que você vai encara o quarto - e último, finalmente - subchefe. Outra enguia daquelas. Mas essa daqui desenvolveu a irritante mania de se esconder sob a terra e surgir debaixo de você, então fique ligado sempre que começar a surgir nuvens de poeira sob seus pés. Se você se mantiver sobre as costas do bicho, ele não terá como se esconder no solo, o que torna essa a minha estratégia preferida.


Mas se o seu negócio é complicar em vez de simplificar, fique no chão atingindo a cauda e a cabeça dela todas as vezes em que a enguia tentar te atingir ou quando ela mergulhar contra o solo. Vai levar muito mais tempo, mas se você não tem pressa pra arrebentar o Polvo Lancento e sair de uma vez desse inferno, quem sou eu pra te acelerar? Tome o tempo que for necessário, eu espero.

...

Matou o treco? Ok. Passe pelo próximo pilar, mate os três peixes sugadores adiante, arme-se com o Rolling Shield e vá encarar o chefe de uma vez por todas.


Enquanto você ainda tiver munição pro Rolling Shield, haja o que houver, NÃO FIQUE LONGE DESSE MISERÁVEL. Mantenha-se perto, disparando sem parar. Seu life talvez sofra um pouco mas, creia-me, o dele vai sofrer muito mais. Cuidado pra não ser sugado quando ele criar um redemoinho e use o dash pra fugir disso como o diabo foge da cruz. Assim que o pústula colocar os pés no chão, aproxime-se de novo e continue o fogo pesado.

Se por acaso o seu Rolling Shield acabar, passe para o Storm Tornado e mantenha o fogo cerrado. Se até essa sua arma acabar, volte para o X-Buster e inverta a regra: NÃO CHEGUE PERTO DESSE MISERÁVEL. Fique atirando sempre à distância, ou você não vai encontrar tempo pra se desviar das piranhas teleguiadas que ele solta. Essa vai ser uma briga suja, chata, demorada e sangrenta, mas lembre-se: você tem três Sub Tanks. Use-os sabiamente, paddawan, e a força há de prevalecer.

Quando esse polvo cretino FINALMENTE explodir, você vai ganhar o Homing Torpedo. Para o Boomer Kuwanger, a Personificação de Tanatos.

Próxima fase

Marcadores: , ,